Facebook
Cadastro Médico Área Médica

Acesse sua conta de usuário

Nome de usuário *
Senha *
Lembrar de mim

 

As causas exatas do câncer de pâncreas ainda não são bem compreendidas. Estudos de pesquisa identificaram certos fatores de risco que podem aumentar a probabilidade de um indivíduo desenvolver câncer de pâncreas.

 

Indivíduos com Alto Risco

Se você tem dois ou mais parentes de primeiro grau que tem ou tiverem câncer de pâncreas, um parente de primeiro grau que desenvolveu câncer de pâncreas antes dos 50 anos ou uma síndrome genética hereditária associada ao câncer de pâncreas, você pode ter um alto risco de desenvolver câncer de pâncreas.

A Pancreatic Cancer Action Network recomenda consultar um geneticista para determinar seu risco e elegibilidade para um programa de rastreamento.

 

Fatores de Risco Associados ao Câncer de Pâncreas

Histórico da família

Se a mãe, o pai, o irmão ou o filho de uma pessoa tiverem câncer pancreático, então o risco dessa pessoa para desenvolver a doença aumenta em 2-3 vezes. O risco aumenta se um número maior de membros da família for afetado. Além disso, o risco de câncer de pâncreas aumenta se houver um histórico de câncer de mama familiar, câncer de ovário ou cólon, melanoma ou pancreatite hereditária. Aproximadamente 10 % dos casos de câncer de pâncreas estão relacionados a um histórico familiar da doença.

Diabetes

O câncer de pâncreas é mais provável de ocorrer em pessoas que têm diabetes de longa data (mais de 5 anos).

Pancreatite Crônica e Pancreatite Hereditária

As pessoas com pancreatite crônica têm um risco maior de desenvolver câncer pancreático. A pancreatite crônica é comum em indivíduos que consomem grandes quantidades de álcool por muitos anos.

A pancreatite hereditária causa episódios recorrentes de inflamação do pâncreas que geralmente começa aos 20 anos. O risco de desenvolver câncer de pâncreas é ainda maior em indivíduos com pancreatite hereditária.

Fumar

Fumar é um fator de risco significativo e pode causar cerca de 20-30% de todos os casos de câncer de pâncreas exócrino. As pessoas que fumam cigarros são 2 vezes mais propensas a desenvolver câncer pancreático do que as pessoas que nunca fumaram.

Etnia

Americanos-Africanos têm uma maior incidência de câncer de pâncreas, em comparação com indivíduos de origem asiática, hispânica ou caucasiana. Há também uma maior incidência de câncer de pâncreas entre judeus Ashkenazi, possivelmente devido a uma mutação envolvendo o câncer de mama gene (BRCA2) que é encontrado em cerca de 1 por cento dos indivíduos.

Idade

A chance de desenvolver câncer de pâncreas aumenta com a idade. A maioria das pessoas diagnosticadas com câncer de pâncreas têm mais de 60 anos.

Gênero

Um pouco mais dos homens são diagnosticados com câncer pancreático do que mulheres. Isto pode estar ligado a taxas mais elevadas de tabagismo nos homens.

Dieta

A ligação entre a dieta e o desenvolvimento de câncer de pâncreas ainda não é clara. Uma dieta rica em carnes vermelhas e processadas é pensado para aumentar o risco de desenvolver câncer de pâncreas. Uma dieta rica em frutas e vegetais pode diminuir o risco.

Obesidade

Pessoas obesas tem 20% de risco maior de desenvolver a doença em comparação com pessoas que são de peso normal. O risco é ainda maior em pessoas que são obesas desde o início da idade adulta. Pessoas com gordura abdominal excessiva podem ter um risco aumentado independente da obesidade geral.

Exames disponíveis relacionados: Painel de Câncer Pancreático (16 Genes) e Painel de Câncer Completo (32 genes)

 

Fonte: https://www.pancan.org/facing-pancreatic-cancer/learn/risk-factors/